Integração Cerebral - IC-1

No primeiro módulo, estudamos os processos básicos usados pelo cérebro para identificar e coordenar as informações que recebe dos cinco sentidos. Para isso, fazemos uma descrição sucinta do cérebro, na parte que interessa à IC, e conceituamos o que definimos como “dificuldades de aprendizagem” em BALANCEAMENTO MUSCULAR®. Entendidos esses processos, trabalhamos os bloqueios diretos do campo visual, normalmente já bloqueados antes das pessoas começarem a aprender a ler e escrever. Trabalhamos, também, os bloqueios visuais chamados em BM de curto-circuito de olhos, que impedem o acompanhamento de objetos em movimento, e em várias distâncias diferentes, e o curto de circuito dos ouvidos, também uma das causas para a não compreensão correta do significado de uma letra ou número.

Carga horária

07 horas

Pré-requisitos

BM-1

Conteúdo do curso

  • “Dificuldades de Aprendizagem” – o que é e como a conceituamos em BALANCEAMENTO MUSCULAR®
  • O Cérebro – descrição sucinta do cérebro, e de suas divisões principais, na parte que interessa à IC
  • Os Sistemas Visual e Auditivo – descrição simplificada desses dois sistemas e dos caminhos neurológicos que as informações percorrem até chegar ao sistema consciente de entendimento delas
  • Percepção de Leitura – aqui são indicados os testes básicos a serem feitos para uma caracterização correta da “dislexia”
  • Bloqueios Visuais – aqui são estudados diversos tipos de bloqueio que ocorrem no sistema visual quando lemos algum texto
  • Bloqueios Auditivos – nesta parte, são vistos aqueles bloqueios que impedem uma perfeita compreensão dos sons ouvidos, apesar das pessoas não terem nenhum tipo de dano neurológico em seu sistema auditivo

O que você vai aprender

  1. A identificar bloqueios chamados de “dislexia”
  2. A testar o campo visual das pessoas e a corrigir eventuais bloqueios encontrados
  3. A testar e corrigir o bloqueio chamado em BALANCEAMENTO MUSCULAR® de “Curto Circuito de Olhos”
  4. A testar e corrigir o sistema visual na parte que corresponde aos processos de transporte de uma informação visual no sistema corpo/mente
  5. A testar e corrigir bloqueios relacionados a acompanhar objetos em movimento
  6. A testar e corrigir bloqueios que ocorrem quando é necessário ler um texto que passa de um lado ao outro do campo visual
  7. A testar e corrigir o bloqueio chamado em BALANCEAMENTO MUSCULAR® de “Curto Circuito dos Ouvidos”

Integração Cerebral - IC-2

Neste módulo iniciamos o processo de desativação dos bloqueios visuais e auditivos que impedem uma perfeita compreensão das letras. Isso é feito através da desativação dos bloqueios relacionados com a compreensão do formato, da audição, da fonação e de imaginar uma letra ou número. Completando o processo, estudamos e desativamos os bloqueios na leitura e compreensão de textos, no cálculo das operações aritméticas básicas e na escrita.

Carga horária

07 horas

Pré-requisitos

IC-1

Conteúdo do curso

  • Percepção de Leitura – teste da compreensão do formato e do som das letras e dos algarismos
  • Leitura de Textos – teste da compreensão da leitura de um texto que contenha letras e algarismos
  • Operações Matemáticas – teste da compreensão das operações matemáticas básicas
  • Teste da Escrita – teste para verificar se o sistema corpo/mente “desliga” ao escrever um texto que contenha letras e algarismos

O que você vai aprender

  1. A testar, e corrigir, o bloqueio numa pessoa que não compreende corretamente o formato das letras do alfabeto e dos algarismos arábicos. Com este teste verificamos se o desenho das letras do alfabeto e dos algarismos está perfeitamente gravado nos dois hemisférios do cérebro
  2. A testar, e corrigir, o bloqueio numa pessoa que não compreende corretamente o som das letras do alfabeto e dos algarismos arábicos. Neste caso, testamos a capacidade do sistema auditivo de decodificar corretamente o som correspondente às letras e aos números ouvidos
  3. A testar, e corrigir, o bloqueio numa pessoa cujo sistema corpo/mente “desliga” ao falar
  4. A testar, e corrigir, o bloqueio numa pessoa que não consegue imaginar textos para compor redações, relatórios, etc
  5. A testar, e corrigir, o bloqueio numa pessoa cujo sistema corpo/mente “desliga” ao executar algum cálculo com as operações matemáticas básicas.
  6. A testar, e corrigir, bloqueios em realizar operações matemáticas virtuais, no que é conhecido como “Cálculo Mental”
  7. A testar, e corrigir, bloqueios que aparecem no sistema corpo/mente quando uma pessoa tem que escrever algum texto.

Integração Cerebral - IC-3

No terceiro módulo, estudamos e desativamos os processos de desenho das letras dentro dos parâmetros definidos pelo símbolo do infinito. Desse símbolo deriva o desenho de cada uma das letras do alfabeto o que obriga que o desenho das letras seja feito de uma maneira determinada e específica. Caso a sequência correta do desenho da letra não seja seguida, o sistema corpo/mente "desliga". Além disso, estudamos e desativamos os fatores físicos básicos que mais bloqueiam quando o sistema corpo/mente “desliga”. Eles interferem no aprendizado e são chamados em BALANCEAMENTO MUSCULAR®: fixação, fluido cérebro-espinhal, movimentos alternos e fluxo de energia em oito.

Carga horária

07 horas

Pré-requisitos

IC-2

Conteúdo do curso

  • Movimento do Desenho de Letras – teste do desenho correto das letras, executado conforme definido no símbolo “infinito”
  • Movimento do Desenho de Algarismos – teste do desenho correto dos algarismos arábicos, executado conforme definido no símbolo “infinito”
  • Teste da Fixação – teste para verificar se a pessoa “congela” quando lê/ouve/fala/desenha/imagina uma letra ou algarismo arábico
  • Teste do Fluido Cérebro-Espinhal – teste para verificar se há um bloqueio na nutrição do cérebro quando a pessoa lê/ouve/fala/ desenha/imagina uma letra ou algarismo arábico
  • Teste dos Movimentos Alternos – teste para verificar se a integração entre os dois hemisférios do cérebro bloqueia quando a pessoa lê/ouve/fala/ desenha/imagina uma letra ou algarismo arábico
  • Teste do Fluxo de Energia em Oito – teste para verificar se o sistema corpo/mente tem capacidade para suportar o stress, e, em especial, aquele decorrente de ler/ouvir/falar/desenhar/ imaginar uma letra ou algarismo arábico

O que você vai aprender

  1. A testar, e corrigir, bloqueios que aparecem quando a pessoa que está escrevendo uma letra ou algarismo arábico faz o desenho da letra com movimentos invertidos em relação aos definidos no símbolo “infinito”
  2. A testar, e corrigir, o bloqueio denominado “Fixação”, que, ao ocorrer, “congela” as pessoas, diminuindo sua capacidade de interpretação de textos
  3. A testar, e corrigir, bloqueios que ocorrem na circulação do Fluido Cérebro-Espinhal quando uma pessoa é submetida a uma tarefa estressante
  4. A testar, e corrigir, bloqueios no sincronismo da movimentação articular, no que é denominado “Bloqueio nos Movimentos Alternos”, que é uma característica comum em pessoas com “dificuldades de aprendizagem”
  5. A testar, e corrigir, bloqueios no Fluxo de Energia em Oito que existe no sistema corpo/mente e é um dos responsáveis pela incapacidade das pessoas em resistir ao stress
  6. A testar, e corrigir, bloqueios simultâneos envolvendo as tarefas de ler/ouvir/falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico e os bloqueios nos fatores físicos indicados nos itens 2, 3, 4 e 5

Integração Cerebral - IC-4

Neste módulo, ensinamos a desativação direta das emoções envolvidas no bloqueio do aprendizado através das “Emoções do Eneagrama”. Usando essas emoções, estudamos os processos de desativação das letras e números "espelhados". As letras e números ditos “espelhados” são aqueles escritos ao contrário do que foi solicitado. Há três casos de letras e números “espelhados”: 1) uma pessoa diz “b” e a outra escreve “p”, ou seja, ocorreu uma inversão cima/baixo b / p; 2) uma pessoa diz “d” e a outra escreve “b”, ou seja, houve uma inversão direito/esquerda d / b, e, 3) uma pessoa diz “d” e a outra escreve “p”, ou seja, ocorreu uma inversão em diagonal d / p. O mesmo tipo de bloqueio ocorre com os números, tal como, por exemplo, quando uma criança escreve um número três invertido.

Carga horária

07 horas

Pré-requisitos

IC-3

Conteúdo do curso

  • As “Emoções do Eneagrama” – a história do Eneagrama e das emoções associadas e como usá-las em BM na desativação de tensões emocionais
  • Teste das letras e números espelhados na vertical
  • Teste das letras e números espelhados na horizontal
  • Teste das letras e números espelhados na diagonal
  • Técnica de Alívio de Tensão Emocional
  • Testes “Sim/Não” – que usamos como um atalho para acelerar a execução de um BALANCEAMENTO MUSCULAR®

O que você vai aprender

  1. A utilizar as Emoções do Eneagrama para testar, e corrigir, bloqueios emocionais que aparecem quando estressamos
  2. A usar a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “Emoções do Eneagrama” (EE) para desativar bloqueios no sistema corpo/mente
  3. A usar as “EE” para criar frases usadas com as técnicas de Alívio de Tensão Emocional para desativar bloqueios que nos fazem escrever letras e números espelhados na vertical, na horizontal e na diagonal
  4. A fazer testes Sim/Não para determinar com maior rapidez as prioridades de correção a serem utilizadas

Integração Cerebral - IC-5

No quinto módulo de Integração Cerebral, estudamos, e desativamos, bloqueios no sistema integrado digestivo/eliminativo que participa do processo de absorção das informações a um nível mais profundo. Esses bloqueios ocorrem em locais específicos: na Hioide, na parte superior do Estômago, o que cria uma tendência ao aparecimento de uma Hérnia de Hiato, e nas válvulas Ileocecal e de Houston. Finalizando o processo de recuperação da Integração Cerebral e, para consolidar e ancorar as correções feitas, ensinamos a técnica de “Centração da Cabeça”, desenvolvida pelo presidente do IBBM, e apresentada em vários congressos internacionais da Kinesiology.

Carga horária

07 horas

Pré-requisitos

IC-4

Conteúdo do curso

  • Teste da Hioide
  • Teste da tendência à Hérnia de Hiato
  • Teste da Válvula Ileocecal
  • Teste da Válvula de Houston
  • Teste de bloqueios na Hioide que ocorrem ao ler/ouvir/falar/ desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  • Teste de bloqueios que ocorrem no Estômago ao ler/ouvir/ falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  • Teste de bloqueios na Válvula Ileocecal que ocorrem ao ler/ ouvir/falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  • Teste de bloqueios na Válvula de Houston que ocorrem ao ler/ouvir/falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  • Teste dos músculos Flexores do pescoço
  • Revisão das Emoções do Eneagrama e da desativação de tensões emocionais usando esse sistema de correção

O que você vai aprender

  1. A testar, e corrigir, bloqueios na Hióide
  2. A testar, e corrigir, bloqueios na parte superior do Estômago, que criam a tendência ao aparecimento de uma Hérnia de Hiato
  3. A testar, e corrigir, bloqueios na Válvula Ileocecal
  4. A testar , e corrigir, bloqueios na Válvula de Houston
  5. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “Emoções do Eneagrama®“ (EE), bloqueios que ocorrem na Hioide quando uma pessoa ler/ouvir/falar/ desenhar/ imaginar uma letra ou algarismo arábico
  6. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “EE”, bloqueios que ocorrem na parte superior do Estômago, e criam uma tendência ao aparecimento de uma Hérnia de Hiato, quando uma pessoa ler/ouvir/falar/ desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  7. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “EE”, bloqueios que ocorrem na Válvula Ileocecal quando uma pessoa ler/ouvir/falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  8. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “EE”, bloqueios que ocorrem na Válvula de Houston quando uma pessoa ler/ouvir/falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  9. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “EE”, a “Centração da Cabeça”, que é necessária para que o sistema corpo/mente funcione de maneira adequada

Integração Cerebral - IC-6

No sexto, e último módulo, estudamos e desativamos os bloqueios referentes à parte da compreensão do texto propriamente dito, ou seja, a compreensão dos tipos de texto e dos conectores de texto que impedem a perfeita compreensão dele como um todo, mesmo para as pessoas que compreendam corretamente as letras e os números escritos. Os testes e desativações deste módulo complementam as desativações que devem ser feitas para que uma pessoa, seja ela criança ou adulto, possa ter a menor dificuldade possível para entender e reproduzir corretamente o que leu.

Carga horária

07 horas

Pré-requisitos

IC-5

Conteúdo do curso

  • Teste de bloqueios na compreensão de textos enunciados em discurso
  • Teste de bloqueios na compreensão de textos enunciados em história
  • Teste do entendimento dos operadores de texto
  • Teste do entendimento dos verbos "factivos"
  • Teste do entendimento dos conectores circunstanciais
  • Teste do entendimento dos indicadores modais
  • Teste do entendimento dos indicadores de atitude

O que você vai aprender

  1. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as "Emoções do Eneagrama®" (EE)
    • Bloqueios na compreensão de textos enunciados em discurso
    • Bloqueios na compreensão de textos enunciados em história
    • Bloqueios no entendimento dos operadores de gradação
    • Bloqueios no entendimento dos operadores que indicam mudança/permanência de estado
    • Bloqueios no entendimento dos verbos “factivos”
    • Bloqueios no entendimento dos conectores circunstanciais
    • Bloqueios no entendimento dos indicadores modais
    • Bloqueios no entendimento dos indicadores de atitude