A finalidade dos cursos de Integração Cerebral (IC) é desativar bloqueios de aprendizagem que são decorrentes de processos específicos derivados da imperfeita caracterização no sistema corpo/mente dos símbolos representativos das letras e dos sons correspondentes. Esses bloqueios farão com que as crianças em idade escolar, e muitos adultos, se desinteressem pela leitura uma vez que essa tarefa torna-se quase impossível de executar de maneira correta e sem tensão. Para facilitar o aprendizado das diversas técnicas que compõem a Integração Cerebral, ela foi dividida em seis módulos sequenciais de sete horas de duração cada um, conforme descrito a seguir.

DURAÇÃO 07 HORAS - PRÉ-REQUISITO: BM-1

No primeiro módulo, estudamos os processos básicos usados pelo cérebro para identificar e coordenar as informações que recebe dos cinco sentidos. Para isso, fazemos uma descrição sucinta do cérebro, na parte que interessa à IC, e conceituamos o que definimos como “dificuldades de aprendizagem” em BALANCEAMENTO MUSCULAR®. Entendidos esses processos, trabalhamos os bloqueios diretos do campo visual, normalmente já bloqueados antes das pessoas começarem a aprender a ler e escrever. Trabalhamos, também, os bloqueios visuais chamados em BM de curto-circuito de olhos, que impedem o acompanhamento de objetos em movimento, e em várias distâncias diferentes, e o curto de circuito dos ouvidos, também uma das causas para a não compreensão correta do significado de uma letra ou número.

CONTEÚDO - CURSO IC-1

  1. “Dificuldades de Aprendizagem” – o que é e como a conceituamos em BALANCEAMENTO MUSCULAR®
  2. O Cérebro – descrição sucinta do cérebro, e de suas divisões principais, na parte que interessa à IC
  3. Os Sistemas Visual e Auditivo – descrição simplificada desses dois sistemas e dos caminhos neurológicos que as informações percorrem até chegar ao sistema consciente de entendimento delas
  4. Percepção de Leitura – aqui são indicados os testes básicos a serem feitos para uma caracterização correta da “dislexia”
  5. Bloqueios Visuais – aqui são estudados diversos tipos de bloqueio que ocorrem no sistema visual quando lemos algum texto
  6. Bloqueios Auditivos – nesta parte, são vistos aqueles bloqueios que impedem uma perfeita compreensão dos sons ouvidos, apesar das pessoas não terem nenhum tipo de dano neurológico em seu sistema auditivo

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. A identificar bloqueios chamados de “dislexia”
  2. A testar o campo visual das pessoas e a corrigir eventuais bloqueios encontrados
  3. A testar e corrigir o bloqueio chamado em BALANCEAMENTO MUSCULAR® de “Curto Circuito de Olhos”
  4. A testar e corrigir o sistema visual na parte que corresponde aos processos de transporte de uma informação visual no sistema corpo/mente
  5. A testar e corrigir bloqueios relacionados a acompanhar objetos em movimento
  6. A testar e corrigir bloqueios que ocorrem quando é necessário ler um texto que passa de um lado ao outro do campo visual
  7. A testar e corrigir o bloqueio chamado em BALANCEAMENTO MUSCULAR® de “Curto Circuito dos Ouvidos”

DURAÇÃO 07 HORAS - PRÉ-REQUISITO: IC-1

Neste módulo iniciamos o processo de desativação dos bloqueios visuais e auditivos que impedem uma perfeita compreensão das letras. Isso é feito através da desativação dos bloqueios relacionados com a compreensão do formato, da audição, da fonação e de imaginar uma letra ou número. Completando o processo, estudamos e desativamos os bloqueios na leitura e compreensão de textos, no cálculo das operações aritméticas básicas e na escrita.

CONTEÚDO - CURSO IC-2

  1. Percepção de Leitura – teste da compreensão do formato e do som das letras e dos algarismos
  2. Leitura de Textos – teste da compreensão da leitura de um texto que contenha letras e algarismos
  3. Operações Matemáticas – teste da compreensão das operações matemáticas básicas
  4. Teste da Escrita – teste para verificar se o sistema corpo/mente “desliga” ao escrever um texto que contenha letras e algarismos

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. A testar, e corrigir, o bloqueio numa pessoa que não compreende corretamente o formato das letras do alfabeto e dos algarismos arábicos. Com este teste verificamos se o desenho das letras do alfabeto e dos algarismos está perfeitamente gravado nos dois hemisférios do cérebro
  2. A testar, e corrigir, o bloqueio numa pessoa que não compreende corretamente o som das letras do alfabeto e dos algarismos arábicos. Neste caso, testamos a capacidade do sistema auditivo de decodificar corretamente o som correspondente às letras e aos números ouvidos
  3. A testar, e corrigir, o bloqueio numa pessoa cujo sistema corpo/mente “desliga” ao falar
  4. A testar, e corrigir, o bloqueio numa pessoa que não consegue imaginar textos para compor redações, relatórios, etc
  5. A testar, e corrigir, o bloqueio numa pessoa cujo sistema corpo/mente “desliga” ao executar algum cálculo com as operações matemáticas básicas.
  6. A testar, e corrigir, bloqueios em realizar operações matemáticas virtuais, no que é conhecido como “Cálculo Mental”
  7. A testar, e corrigir, bloqueios que aparecem no sistema corpo/mente quando uma pessoa tem que escrever algum texto.

DURAÇÃO 07 HORAS - PRÉ-REQUISITO: IC-2

No terceiro módulo, estudamos e desativamos os processos de desenho das letras dentro dos parâmetros definidos pelo símbolo do infinito. Desse símbolo deriva o desenho de cada uma das letras do alfabeto o que obriga que o desenho das letras seja feito de uma maneira determinada e específica. Caso a sequência correta do desenho da letra não seja seguida, o sistema corpo/mente "desliga". Além disso, estudamos e desativamos os fatores físicos básicos que mais bloqueiam quando o sistema corpo/mente “desliga”. Eles interferem no aprendizado e são chamados em BALANCEAMENTO MUSCULAR®: fixação, fluido cérebro-espinhal, movimentos alternos e fluxo de energia em oito.

CONTEÚDO - CURSO IC-3

  1. Movimento do Desenho de Letras – teste do desenho correto das letras, executado conforme definido no símbolo “infinito”
  2. Movimento do Desenho de Algarismos – teste do desenho correto dos algarismos arábicos, executado conforme definido no símbolo “infinito”
  3. Teste da Fixação – teste para verificar se a pessoa “congela” quando lê/ouve/fala/desenha/imagina uma letra ou algarismo arábico
  4. Teste do Fluido Cérebro-Espinhal – teste para verificar se há um bloqueio na nutrição do cérebro quando a pessoa lê/ouve/fala/ desenha/imagina uma letra ou algarismo arábico
  5. Teste dos Movimentos Alternos – teste para verificar se a integração entre os dois hemisférios do cérebro bloqueia quando a pessoa lê/ouve/fala/ desenha/imagina uma letra ou algarismo arábico
  6. Teste do Fluxo de Energia em Oito – teste para verificar se o sistema corpo/mente tem capacidade para suportar o stress, e, em especial, aquele decorrente de ler/ouvir/falar/desenhar/ imaginar uma letra ou algarismo arábico

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. A testar, e corrigir, bloqueios que aparecem quando a pessoa que está escrevendo uma letra ou algarismo arábico faz o desenho da letra com movimentos invertidos em relação aos definidos no símbolo “infinito”
  2. A testar, e corrigir, o bloqueio denominado “Fixação”, que, ao ocorrer, “congela” as pessoas, diminuindo sua capacidade de interpretação de textos
  3. A testar, e corrigir, bloqueios que ocorrem na circulação do Fluido Cérebro-Espinhal quando uma pessoa é submetida a uma tarefa estressante
  4. A testar, e corrigir, bloqueios no sincronismo da movimentação articular, no que é denominado “Bloqueio nos Movimentos Alternos”, que é uma característica comum em pessoas com “dificuldades de aprendizagem”
  5. A testar, e corrigir, bloqueios no Fluxo de Energia em Oito que existe no sistema corpo/mente e é um dos responsáveis pela incapacidade das pessoas em resistir ao stress
  6. A testar, e corrigir, bloqueios simultâneos envolvendo as tarefas de ler/ouvir/falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico e os bloqueios nos fatores físicos indicados nos itens 2, 3, 4 e 5

DURAÇÃO 07 HORAS - PRÉ-REQUISITO: IC-3

Neste módulo, ensinamos a desativação direta das emoções envolvidas no bloqueio do aprendizado através das “Emoções do Eneagrama”. Usando essas emoções, estudamos os processos de desativação das letras e números "espelhados". As letras e números ditos “espelhados” são aqueles escritos ao contrário do que foi solicitado. Há três casos de letras e números “espelhados”: 1) uma pessoa diz “b” e a outra escreve “p”, ou seja, ocorreu uma inversão cima/baixo b / p; 2) uma pessoa diz “d” e a outra escreve “b”, ou seja, houve uma inversão direito/esquerda d / b, e, 3) uma pessoa diz “d” e a outra escreve “p”, ou seja, ocorreu uma inversão em diagonal d / p. O mesmo tipo de bloqueio ocorre com os números, tal como, por exemplo, quando uma criança escreve um número três invertido.

CONTEÚDO - CURSO IC-4

  1. As “Emoções do Eneagrama” – a história do Eneagrama e das emoções associadas e como usá-las em BM na desativação de tensões emocionais
  2. Teste das letras e números espelhados na vertical
  3. Teste das letras e números espelhados na horizontal
  4. Teste das letras e números espelhados na diagonal
  5. Técnica de Alívio de Tensão Emocional
  6. Testes “Sim/Não” – que usamos como um atalho para acelerar a execução de um BALANCEAMENTO MUSCULAR®

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. A utilizar as Emoções do Eneagrama para testar, e corrigir, bloqueios emocionais que aparecem quando estressamos
  2. A usar a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “Emoções do Eneagrama” (EE) para desativar bloqueios no sistema corpo/mente
  3. A usar as “EE” para criar frases usadas com as técnicas de Alívio de Tensão Emocional para desativar bloqueios que nos fazem escrever letras e números espelhados na vertical, na horizontal e na diagonal
  4. A fazer testes Sim/Não para determinar com maior rapidez as prioridades de correção a serem utilizadas

DURAÇÃO 07 HORAS - PRÉ-REQUISITO: IC-4

No quinto módulo de Integração Cerebral, estudamos, e desativamos, bloqueios no sistema integrado digestivo/eliminativo que participa do processo de absorção das informações a um nível mais profundo. Esses bloqueios ocorrem em locais específicos: na Hioide, na parte superior do Estômago, o que cria uma tendência ao aparecimento de uma Hérnia de Hiato, e nas válvulas Ileocecal e de Houston. Finalizando o processo de recuperação da Integração Cerebral e, para consolidar e ancorar as correções feitas, ensinamos a técnica de “Centração da Cabeça”, desenvolvida pelo presidente do IBBM, e apresentada em vários congressos internacionais da Kinesiology.

CONTEÚDO - CURSO IC-5

  1. Teste da Hioide
  2. Teste da tendência à Hérnia de Hiato
  3. Teste da Válvula Ileocecal
  4. Teste da Válvula de Houston
  5. Teste de bloqueios na Hioide que ocorrem ao ler/ouvir/falar/ desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  6. Teste de bloqueios que ocorrem no Estômago ao ler/ouvir/ falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  7. Teste de bloqueios na Válvula Ileocecal que ocorrem ao ler/ ouvir/falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  8. Teste de bloqueios na Válvula de Houston que ocorrem ao ler/ouvir/falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  9. Teste dos músculos Flexores do pescoço
  10. Revisão das Emoções do Eneagrama e da desativação de tensões emocionais usando esse sistema de correção

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. A testar, e corrigir, bloqueios na Hióide
  2. A testar, e corrigir, bloqueios na parte superior do Estômago, que criam a tendência ao aparecimento de uma Hérnia de Hiato
  3. A testar, e corrigir, bloqueios na Válvula Ileocecal
  4. A testar , e corrigir, bloqueios na Válvula de Houston
  5. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “Emoções do Eneagrama®“ (EE), bloqueios que ocorrem na Hioide quando uma pessoa ler/ouvir/falar/ desenhar/ imaginar uma letra ou algarismo arábico
  6. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “EE”, bloqueios que ocorrem na parte superior do Estômago, e criam uma tendência ao aparecimento de uma Hérnia de Hiato, quando uma pessoa ler/ouvir/falar/ desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  7. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “EE”, bloqueios que ocorrem na Válvula Ileocecal quando uma pessoa ler/ouvir/falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  8. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “EE”, bloqueios que ocorrem na Válvula de Houston quando uma pessoa ler/ouvir/falar/desenhar/imaginar uma letra ou algarismo arábico
  9. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “EE”, a “Centração da Cabeça”, que é necessária para que o sistema corpo/mente funcione de maneira adequada

DURAÇÃO 07 HORAS - PRÉ-REQUISITO: IC-5

No sexto, e último módulo, estudamos e desativamos os bloqueios referentes à parte da compreensão do texto propriamente dito, ou seja, a compreensão dos tipos de texto e dos conectores de texto que impedem a perfeita compreensão dele como um todo, mesmo para as pessoas que compreendam corretamente as letras e os números escritos. Os testes e desativações deste módulo complementam as desativações que devem ser feitas para que uma pessoa, seja ela criança ou adulto, possa ter a menor dificuldade possível para entender e reproduzir corretamente o que leu.

CONTEÚDO - CURSO IC-6

  1. Teste de bloqueios na compreensão de textos enunciados em discurso
  2. Teste de bloqueios na compreensão de textos enunciados em história
  3. Teste do entendimento dos operadores de texto
  4. Teste do entendimento dos verbos "factivos"
  5. Teste do entendimento dos conectores circunstanciais
  6. Teste do entendimento dos indicadores modais
  7. Teste do entendimento dos indicadores de atitude

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. A testar, e corrigir usando a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as "Emoções do Eneagrama®" (EE)
    • Bloqueios na compreensão de textos enunciados em discurso
    • Bloqueios na compreensão de textos enunciados em história
    • Bloqueios no entendimento dos operadores de gradação
    • Bloqueios no entendimento dos operadores que indicam mudança/permanência de estado
    • Bloqueios no entendimento dos verbos “factivos”
    • Bloqueios no entendimento dos conectores circunstanciais
    • Bloqueios no entendimento dos indicadores modais
    • Bloqueios no entendimento dos indicadores de atitude
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