Neste grupo de cursos, damos informações específicas sobre processos do sistema corpo/mente cujo conhecimento é necessário ao Instrutor do Instituto para que este tenha ferramentas de trabalho mais avançadas para utilizar durante os cursos que dá e em sua vida profissional. Os cursos foram divididos em seis módulos nos quais são abordados aspectos específicos estruturais, emocionais e químicos que promovem um desbalanceamento do sistema corpo/mente num nível mais profundo e de difícil equilíbrio com técnicas menos básicas. As técnicas apresentadas nesses cursos são direcionadas para corrigir desbalanceamentos que podem ser trabalhados a critério do Instrutor, em função da sua análise sobre o que está ocorrendo com seu cliente.

DURAÇÃO 14 HORAS - PRÉ-REQUISITO: INSTRUTOR DE BM1 A BM5

Este curso inicia o estudo de correções mais específicas a serem feitas no sistema corpo/mente, que são necessárias quando aparecem nele disfunções mecânicas mais profundas. Muitas vezes, com a repetição de balanceamentos musculares usando as técnicas básicas ensinadas nos módulos 1 a 5 conseguimos fazer com que o sistema corpo/mente reequilibre e recomponha essas disfunções. A diferença a ser observada é que, com as técnicas avançadas aqui ensinadas, os resultados são obtidos com mais rapidez.

CONTEÚDO - CURSO TEP-1

  1. O sistema de prioridades do corpo
  2. A área eletromagnética do corpo
  3. Estudo da disfunção da Hioide
  4. Estudo do Equilíbrio da Marcha
  5. Estudo do sistema Cloacal
  6. Teste do desbalanceamento da química sanguínea
  7. A área mecânica do corpo
  8. Estudo das Falhas Craniais
  9. Estudo da Articulação Têmporo-Mandibular
  10. Estudo das Falhas Pélvicas
  11. Estudo das Fixações de Vértebras
  12. Estudo dos Amortecedores de Choque
  13. Estudo das válvulas Ileocecal e de Houston
  14. Estudo da tendência à Hérnia de Hiato
  15. Estudo da Síndrome das Glândulas Suprarrenais
  16. Estudo dos Pontos de Nutrição do Dr. Ridler
  17. Estudo dos Receptores de Pele

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. A usar o sistema de prioridades do corpo
  2. A testar, e corrigir:
    • a área eletromagnética do corpo
    • bloqueios nos músculos da Hioide
    • bloqueios no equilíbrio da marcha
    • bloqueios no sistema eletromagnético Cloacal
    • “Falhas Craniais”
    • disfunções da Articulação Têmporo-Mandibular
    • os “Amortecedores de Choque”
    • bloqueios nas válvulas ileocecal e de Houston
    • a tendência ao surgimento de Hérnia de Hiato
    • a “Síndrome das Glândulas Suprarrenais”
    • os receptores de pele
  3. COM TÉCNICAS ESPECÍFICAS DESENVOLVIDAS NO INSTITUTO
    • a translação da bacia que causa a síndrome da “perna mais curta”
    • a rotação da bacia sobre o eixo vertical do corpo
    • deslocamentos e fixações de vértebras
    • os pontos do Dr. Ridler para detectar desbalanceamentos químicos no sistema corpo/mente

DURAÇÃO 14 HORAS - PRÉ-REQUISITO: TEP-1

No curso TEP2, apresentamos mais técnicas para testar desbalanceamentos específicos do sistema corpo/mente e outras que foram sendo desenvolvidas mais recentemente e apresentadas em diversos congressos internacionais da Kinesiology. Dentre elas, destacamos os testes e as correções para bloqueios na lateralidade, que dificultam a aprendizagem, e a centração dos movimentos do cérebro. Também de vital importância são a correção da intoxicação com metais pesados e a do registro de acidentes na musculatura.

CONTEÚDO - CURSO TEP-2

  1. Estudo da lateralidade do corpo
  2. Estudo da centração dos movimentos do cérebro
  3. Exercícios para teste de músculos “homolaterais”
  4. Estudo do bloqueio nas informações neurológicas entre os órgãos do corpo e o sistema nervoso central
  5. Estudo de bloqueios na movimentação de músculos
  6. Testes para detecção de intoxicações com metais pesados
  7. Teste de registro de acidentes na musculatura
  8. A técnica do “Círculo de Excelência”
  9. Os Pontos Controladores do Stress Muscular
  10. Teste de bloqueios no sistema corpo/mente advindos de cicatrizes

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. A fazer testes de dominância visual, auditiva e manual
  2. A testar, e corrigir, bloqueios na lateralidade das pessoas
  3. A testar e corrigir:
    • os movimentos de centração do cérebro denominados Picada, Balanço e Cabeceio
    • músculos que desbalanceiam quando nos movemos com movimentos contralaterais,
    • bloqueios nas informações neurológicas entre os órgãos do corpo e o sistema nervoso central
    • bloqueios em pontos específicos das fibras musculares quando realizamos um movimento
    • bloqueios advindos de acidentes cujos registros permanecem no sistema corpo/mente mesmo após um balanceamento
    • bloqueios advindos de intoxicações com metais pesados
    • bloqueios nos Pontos Controladores do Stress Muscular
  4. A recuperar o funcionamento da energia vital da pele no local de uma cicatriz usando emoções e técnicas específicas de correção
  5. A usar o a técnica denominada “Círculo de Excelência” para programar o sistema corpo/mente para a realização de uma tarefa difícil

DURAÇÃO 07 HORAS - PRÉ-REQUISITO: TEP-2

Neste curso, complementamos as informações sobre como balancear músculos relevantes para o bom funcionamento das articulações. Entre as articulações estudadas na parte superior do corpo estão o ombro e as mãos. Na parte inferior, estudamos as articulações do tornozelo e do pé e os bloqueios decorrentes. Para melhorar o funcionamento das articulações em geral, estudamos a técnica de recomposição da tonicidade dos ligamentos, os bloqueios contralaterais das articulações e o balanceamento de músculos para evitar lesões por esforços repetitivos. Além disso, apresentamos algumas técnicas de outros métodos da Kinesiology dentre as quais destacamos a de Músculos Hipertônicos e a utilização dos pontos de alarme, já estudados no curso BM2, para desativar bloqueios no sistema corpo/mente.

CONTEÚDO - CURSO TEP-3

  1. Estudo da articulação do ombro e dos movimentos de abdução, flexão e extensão do braço
  2. Estudo do músculo Peitoral Menor
  3. Teste e correção do braço como um conjunto
  4. Teste do tendão do músculo Bíceps Braquial
  5. Estudo dos músculos que movimentam as mãos e os dedos
  6. Estudo da Síndrome do Túnel do Carpo
  7. Estudo da articulação do tornozelo e do pé
  8. Estudo da Síndrome do Túnel do Tarso
  9. Estudo da Síndrome dos Dedos de “Martelo”
  10. Estudo dos Joanetes
  11. Estudo do Esporão Calcâneo
  12. Estudo do Neuroma Plantar de Morton
  13. Estudo da recomposição da tonicidade dos ligamentos
  14. Estudo dos bloqueios contralaterais das articulações
  15. Estudo dos músculos hipertônicos
  16. Estudo dos Pontos de Alarme para correção de músculos
  17. Estudo das lesões por esforços repetitivos

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. A testar a abdução, flexão e extensão do braço e a corrigir eventuais bloqueios encontrados
  2. A testar, e corrigir usando técnicas de Balanceamento Muscular®, bloqueios:
    • no músculo Peitoral Menor
    • no músculo e nos tendões do músculo Bíceps Braquial
    • nos músculos flexores e extensores do punho
    • nos músculos flexores e extensores dos dedos
    • nos músculos adutores e abdutores dos dedos
    • em articulações contralaterais
    • na tensão dos ligamentos
    • denominado Músculos Hipertônicos
    • em músculos que são submetidos a esforços repetitivos
  3. Informações básicas sobre a articulação do tornozelo e do pé
  4. A testar, e corrigir, os bloqueios denominados:
    • “Síndrome do Túnel do Carpo"
    • “Síndrome do Túnel do Tarso"
    • "“Síndrome dos Dedos de Martelo”
    • “Esporão Calcâneo”
    • “Neuroma Plantar de Morton”
  5. A testar, e estabilizar, os Joanetes
  6. A usar pares de pontos de acupuntura para balancear músculos

DURAÇÃO 07 HORAS - PRÉ-REQUISITO: TEP-3

Neste curso, aprofundamos o estudo dos sistemas pélvico e de centração da cabeça e sua interligação. Ensinamos como verificar se o sistema pélvico saiu da sua posição vertical usando testes específicos que determinam se houve rotação/translação da pelve e como isso interfere na centração da cabeça. Além disso, através de balanceamentos musculares simples mostramos como recompor essa interligação e como colocar a pelve e o crânio no eixo vertical. Ensinamos, também, como testar, balancear e sincronizar sistemas específicos de centração da cabeça. Esses sistemas são: ocular, visual, do labirinto, vestibular e tônico de centração do pescoço.

CONTEÚDO - CURSO TEP-4

  1. O sistema pélvico
  2. O sistema de centração da pelve
  3. Tipos de movimentos da pelve
  4. Bloqueio Categoria 1
  5. Os ossos ílio e ísquio
  6. O osso sacro
  7. Testes e correções básicas da pelve
  8. Movimentos do ossos sacro
  9. A cabeça do osso fêmur
  10. Movimentos dos ossos occipital e temporal
  11. Os sistemas de centração da cabeça
  12. Sincronização entre os sistemas de centração da cabeça
  13. Sincronização da centração da cabeça com a pelve

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. A fazer testes para verificar se o sistema pélvico está em sua posição correta
  2. A testar, e corrigir através de correções na musculatura associada, os bloqueios mecânicos:
    • no sistema de centração da pelve
    • denominado Categoria 1 da pelve
    • nos ossos ílio e ísquio
    • no osso sacro
    • na posição normal da cabeça do fêmur
  3. A testar, e corrigir, os sistemas de centração da cabeça:
    • ocular de centração da cabeça
    • visual de centração da cabeça
    • sistema do labirinto de centração da cabeça
    • o sistema vestibular de centração da cabeça
    • o sistema tônico de centração do pescoço
  4. A sincronizar os sistemas de centração da cabeça e do pescoço com a pelve

DURAÇÃO 07 HORAS - PRÉ-REQUISITO: FLORAIS DE BACH

Neste curso, apresentamos conceitos novos sobre um processo que até pouco tempo era considerado impossível de existir: a capacidade do cérebro de formar novas e mais eficazes sinapses, num processo de adaptação constante e contínuo. Seguindo a neurociência moderna, que vê o cérebro como uma entidade extremamente mutável e capaz de ser utilizado de formas até antes insuspeitadas, neste curso, fazemos exercícios que têm por finalidade melhorar a quantidade e a qualidade das sinapses do cérebro. Nesses exercícios trabalhamos com processos novos, que foram comprovados em pesquisas de ponta em laboratórios, e nos permitem atuar sobre o cérebro com uma visão completamente nova. Portanto, o que este curso apresenta aos alunos é uma avançada visão sobre o cérebro usando conceitos da neurociência sobre como ele age sob estímulos diversos e sobre como podemos utilizar esse conhecimento para melhorar a utilização que fazemos dele.

CONTEÚDO - CURSO NEUROPLASTIA

  1. Neuroplastia e Neurogênese
  2. A Atenção
  3. Dificuldades de Aprendizagem
  4. Bloqueios Emocionais
  5. Exercício Básico de Atenção
  6. Teste e Correção da Atenção aos Cinco Elementos da Medicina Chinesa
  7. Técnicas de Alívio de Tensão Emocional com o “Eneagrama das Emoções”® (“EE”), para desativar bloqueios no sistema corpo/mente
  8. Recessão Etária

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. A usar a técnica de Alívio de Tensão Emocional com as “Emoções do Eneagrama” (“EE) para desativar bloqueios no sistema corpo/mente
  2. Conceitos novos sobre a possibilidade de aumentar a quantidade dos neurônios do cérebro e de melhorar as sinapses entre os neurônios
  3. Novas informações da neurociência sobre o que é “prestar atenção” a algum fato e como isso pode ser melhorado com desativações emocionais
  4. Novas informações sobre como as emoções nos afetam e como desativar os bloqueios daí decorrentes
  5. A aumentar seu tempo de atenção a um fato ou texto que você estiver lendo
  6. A melhorar sua capacidade de aprendizagem
  7. A desativar bloqueios que diminuem sua atenção quando você olha para uma cor preta
  8. A desativar bloqueios que diminuem sua atenção quando você olha para algo escrito numa das cores dos Cinco Elementos da Medicina Chinesa
  9. A desativar bloqueios que diminuem sua atenção quando você olha para algo escrito sobre um fundo com cores diferentes
  10. A trabalhar em Recessão Etária
DURAÇÃO 07 HORAS - PRÉ-REQUISITO: INSTRUTOR DE BM1 A BM5  +  ENEAGRAMA  +  FLORAIS DE BACH

Neste curso, trabalhamos a parte química do sistema corpo/mente com mais detalhes. Os bloqueios no sistema são detectados através de pontos específicos de teste e as desativações são feitas usando processos emocionais de desbloqueio. Além disso, para melhor compreensão dos processos envolvidos fazemos uma análise detalhada do sistema de “luta ou fuga” e das toxinas estruturais, emocionais e químicas dele advindas. Também são estudados pontos para testes de glândulas, o que nos permite desativar eventuais bloqueios aí existentes e que dificultam o funcionamento adequado sistema do corpo/mente. Para uma compreensão global do funcionamento das intoxicações, também fazemos uma análise dos sistemas de desintoxicação do corpo, denominados sistema de desintoxicação Fase I e FaseII.

CONTEÚDO - CURSO TOXINAS

  1. O sistema de “Luta ou Fuga”
  2. Bloqueios por toxinas estruturais
  3. Bloqueios por toxinas emocionais
  4. Sistemas de desintoxicação Fase i e Fase II do sistema corpo/mente
  5. Bloqueios nas enzimas metabólicas
  6. Bloqueios nas enzimas digestivas
  7. Bloqueios nas enzimas de alimentos
  8. Bloqueios químicos críticos no sistema corpo/mente
  9. Bloqueios químicos crônicos no sistema corpo/ mente
  10. Bloqueios por toxinas químicas críticas no sistema corpo/mente
  11. Bloqueios por toxinas químicas crônicas no sistema corpo/ mente
  12. Bloqueios por toxinas químicas nas glândulas
  13. Técnicas de Alívio de Tensão Emocional com o “Eneagrama das Emoções”® (“EE”), para desativar bloqueios no sistema corpo/mente

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  1. Como funcionam os sistemas de desintoxicação do corpo, notadamente os sistemas denominados Fase I e Fase II
  2. A testar, e corrigir usando técnicas de Alívio de Tensão Emocional
    • bloqueios decorrentes de toxinas estruturais
    • bloqueios decorrentes de toxinas emocionais
    • bloqueios nas enzimas metabólicas
    • bloqueios nas enzimas digestivas
    • bloqueios na digestão das enzimas de alimentos
  3. A testar no sistema corpo/mente, através de técnicas e de pontos específicos, e a desativar usando técnicas de Alívio de Tensão Emocional:
    • bloqueios químicos críticos
    • bloqueios químicos crônicos
    • bloqueios críticos por toxinas químicas
    • bloqueios crônicos por toxinas químicas
    • bloqueios nas glândulas por toxinas químicas